
O Projeto de Lei que criava a Loteria da Bahia (Loteba) foi retirado da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O pedido partiu do próprio governador Jerônimo Rodrigues (PT), autor da proposta que havia sido enviada ao Legislativo em setembro.
A solicitação de retirada do projeto da Loteria da Bahia foi encaminhada à presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos (PSD), na quinta-feira (23). No documento, Jerônimo orientou: Ouça-se o Líder do Governo, face ao que dispõe o § 1º do art. 120 do Regimento Interno. Após, expeça-se ofício devolvendo a matéria.
O motivo da retirada do PL da Loteria da Bahia não foi informado pelo governador no ofício encaminhado à Casa.
O Projeto de Lei nº 25.935 previa a criação da Loteba, com exploração direta ou terceirizada pela Empresa Baiana de Ativos S.A. (BahiaInveste). De acordo com a mensagem do Executivo, o lucro líquido obtido com os jogos seria destinado a ações de assistência social, educação e cultura.
Na ocasião em que enviou a proposta, Jerônimo havia pedido que a tramitação ocorresse em regime de urgência, com prazo de 45 dias para votação. O governador também chegou a defender publicamente a criação da loteria.
É mais uma fonte de renda para a gente poder fazer ações, principalmente as sociais. A Bahiainveste, nossa empresa, vai gerenciar a proposta, mas vai ouvir as outras áreas, no sentido das propostas de uso do recurso, disse Jerônimo em entrevista à imprensa.
No final de setembro, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), enviou projeto semelhante à Câmara de Vereadores.
Deixe um comentário