
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (6), o projeto de lei (PL) 5808/2023 que reconhece a música caipira e sertaneja como manifestação da cultura nacional. A proposta é intitulada como Lei Marília Mendonça.
No projeto, Flávia Morais argumentou que a música caipira e sertaneja tem desempenhado um papel importante na construção da identidade cultural do país, refletindo a vida no campo, a lida com o gado, as histórias de amor e as paisagens rurais.
De acordo com a deputada, a proposta homenageia a cantora Marília Mendonça, conhecida como Rainha do Feminejo, que faleceu em 5 de novembro de 2021 após um acidente aéreo.
A denominação da lei em homenagem a Marília Mendonça, goiana, falecida em 5 de novembro de 2021, reconhece o importante papel desempenhado por essa artista na promoção da música caipira e sertaneja ao longo de sua carreira. Assim, nada mais justo prestarmos essa homenagem a uma das grandes expoentes desse importante legado cultural brasileiro, pontua a parlamentar.
A ideia é que, com o projeto, haja também o incentivo ao ensino da viola caipira como forma de garantir a “continuidade” da tradição musical.
A aprovação do Projeto de Lei Marília Mendonça é essencial para garantir o reconhecimento e a preservação da música caipira e sertaneja como parte integrante da cultura nacional, assegurando que essa tradição musical continue a enriquecer a diversidade cultural do Brasil, acrescentou a deputada.
Deixe um comentário