Press ESC to close

Alba aprova abono e pagamento de precatórios a professores da rede estadual

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (17), os pagamentos do abono de 20% e os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos professores da rede estadual de ensino.

O líder da oposição, Tiago Correia (PSDB) chegou a apresentar uma emenda que visava aumentar a porcentagem do abono de 20% para 30%. Hilton Coelho (PSOL) também sugeriu um acréscimo para 40%, mas as duas propostas foram negadas.

O abono contempla todos os integrantes da carreira do magistério que estão na folha de pagamento da Secretaria de Educação (SEC) da Superintendência de Previdência (Suprev).

Precatórios

O pagamento do precatório aprovado na Alba, se trata da quarta parcela, que faz parte de um processo dividido em três etapas e que beneficiará mais de 87 mil profissionais da rede estadual, entre jornadas de 20h e 40h, somando pagamentos ordinários e extraordinários.

Nesta fase, serão liberados cerca de 40% do montante previsto para 2025, o equivalente a aproximadamente R$ 1,74 bilhão. Professores que atuaram entre dezembro de 1998 e janeiro de 2006 terão os valores assegurados a partir da publicação de decreto no Diário Oficial do Estado, enquanto os contemplados pelo abono extraordinário dependerão da aprovação do Projeto de Lei pela Alba.

Materia original link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *