
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma carta dos presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen e António Costa, na qual os dois líderes reafirmam o compromisso da União Europeia de assinar o acordo de livre comércio entre o bloco europeu e o Mercosul no início de janeiro de 2026.
“Gostaríamos de reafirmar nosso compromisso compartilhado com a assinatura do Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia e o Acordo Provisório de Comércio, que constituem o fundamento central para o fortalecimento dos laços políticos, econômicos e estratégicos entre nossas duas regiões”, diz o documento.
Os líderes europeus explicam, no entanto, que não foi possível concluir a assinatura neste sábado (20), como inicialmente previsto, porque os procedimentos internos do Conselho Europeu ainda não haviam sido finalizados.
Apesar disso, garantem que os trâmites estão em fase avançada e reiteram o compromisso de formalizar o acordo no início de janeiro, em data a ser definida em comum acordo com o Mercosul.
*Reportagem em atualização
Luis Lacalle Pou, Ursula von der Leyen e Luiz Inacio Lula da Silva durante cúpula em Montevidéu para anúncio de acordo do Mercosul com a União Europeia
Mariana Greif/Reuters
Deixe um comentário