
Nesta sexta-feira (31), às 9h, a Casa Paroquial em Paripe será palco de uma audiência pública que colocará em pauta os avanços, impactos e desafios do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário.
Proposto pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), o evento busca garantir a participação popular na discussão de um projeto orçado em R$ 5,4 bilhões, que promete transformar o transporte da capital baiana. A audiência, intitulada VLT do Subúrbio para Toda Salvador, deve reunir moradores, lideranças comunitárias, especialistas e autoridades.
Chegada dos trilhos
A discussão ganha ainda mais relevância com a confirmação do ritmo acelerado das obras, especialmente no Trecho 2, que ligará Paripe a Águas Claras. Segundo o governo da Bahia, o desembarque inicial de três mil metros de trilhos já ocorreu no Porto de Salvador, um material vital para este segmento do projeto.
A previsão é que, até novembro, cheguem 27,5 mil metros de trilhos, o equivalente a 67% da demanda total apenas para o Trecho 2. Segundo informações oficiais do projeto, este trecho entre Paripe e Águas Claras registra 19,99% de execução, com frentes de trabalho focadas em drenagem, terraplanagem e a duplicação da BA-528.
Os primeiros trilhos estão previstos para serem instalados no segmento entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras, com a instalação da via permanente prevista para começar em novembro.
Oportunidade de diálogo
Para o deputado Robinson, o VLT é um investimento estratégico que promoverá uma integração mais justa e sustentável em Salvador, levando desenvolvimento ao Subúrbio. Ele reforça a importância do encontro desta sexta-feira (31) como um instrumento de diálogo democrático. É fundamental que a população participe e ajude a construir esse processo conosco, afirmou o parlamentar.
Robinson também enfatizou o alinhamento com os governos federal e estadual. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente Lula (PT) têm um compromisso firme com investimentos que melhorem a qualidade de vida do nosso povo. O Subúrbio está no centro dessa transformação, e o VLT é parte fundamental desse novo momento que Salvador vive, com o maior investimento em mobilidade urbana em execução no Brasil, concluiu.
O projeto do VLT de Salvador e Região Metropolitana totaliza 40 quilômetros de extensão e 42 paradas, e está dividido em três trechos, com conclusão prevista para o último trecho, de Águas Claras a Piatã, em 2028.
Deixe um comentário